produto

Empresas

Sistema de Sprinklers

O Sistema de Sprinklers é uma rede inteligente de “chuveiros” automáticos acionados individualmente pelo calor muito utilizado no combate a incêndios. Tem como principal objetivo controlar ou extinguir as chamas sem a necessidade de intervenção humana, diminuindo as chances do fogo se espalhar e provocar maiores estragos.

Um sprinkler tem sua estrutura formada por uma ampola que contém um elemento termo sensível tipo bulbo de vidro, um defletor e um corpo metálico.

O bico de sprinkler fica rosqueado a uma tubulação aérea de água pressurizada e, à medida em que o calor aumenta, o elemento no interior da ampola se expande até quebrar o vidro, liberando assim uma descarga de água contínua e circular para agir no local afetado.

No mundo inteiro se fabricam sprinklers com bulbos que se abrem às temperaturas de 68, 79 , 93 e 141º C. Existem algumas outras variações, mas estas são as temperaturas mais comuns. A maior parte dos sprinklers disponíveis no mercado brasileiro se abre a 68º C.

O sistema de sprinklers tem demonstrado ser o melhor equipamento disponível, e que obteve maior êxito no combate aos incêndios em edificações. Contudo, é sempre bom lembrar que um sistema que tem como função central realizar o primeiro combate ao incêndio, na sua fase inicial, para extingui-lo ou então controlá-lo até a chegada do Corpo de Bombeiros.