Detecção de Gás
Os Detectores de Gás são equipamentos de prevenção de incêndio que tem como função detectar vazamentos e/ou acúmulo de gás em um determinado ambiente.
Existe o sistema de detecção autônomo, onde o detector de gás em caso de vazamento ou acumulo de gás emite um alerta sonoro através de uma sirene interna e pode ligar e desligar equipamentos eletrônicos através de sua saída relé.
Existe também o sistema de detectores de gás em conjunto com centrais de alarme de incêndio, onde os detectores de gás entram em alarme e avisam a central e a pessoa responsável pelo monitoramento desta tome as medidas necessárias.
Quando o detector de gás entra em alarme, quer dizer que houve a detecção de presença de volume acumulado de gás em dado ambiente e, possivelmente, pode vir a ocorrer uma explosão e/ou incêndio no local.
A Firecom oferece sempre a melhor solução aos seus clientes, entre em contato e teremos o maior prazer em atender.
Sistema Saponificante
O sistema saponificante é um sistema automático de combate a incêndios em cozinhas profissionais que protege a coifa, o duto, equipamentos e utensílios dentro da área de proteção.
O Agente extintor é uma solução liquida a base de acetato de potássio específico para supressão de incêndios, que têm como principais combustíveis óleos ou gorduras, atua tanto por meio de saponificação quanto por resfriamento, e não prejudica superfícies de aço inoxidável e nem o meio ambiente.
A proteção das coifas será feita com cilindro de agente saponificante com bicos difusores dirigidos para cada equipamento gerador de gordura: fogão, chapa, charbroiller e fritadeiras distribuídos da seguinte forma:
O sistema quando ativado automaticamente ou manualmente, interrompe o fornecimento de gás e/ou de eletricidade dos equipamentos, e a descarga ocorre através de difusores localizados nas áreas de risco, cobrindo as superfícies quentes ou inflamáveis, formando um gel de sabão que resfria o combustível, e impede o escape de vapores inflamáveis.
Sistema Misto
Visando o atendimento das recomendações da norma da ABNT número 14518 de maio de 2000, que determina a proteção dos dutos de exaustão, condutores de vapores gordurosos, com gás CO2 e, ao mesmo tempo veta o emprego de gás CO2 nos captores, coifas de cozinhas profissionais, nossa empresa instala um sistema misto, que emprega dois tipos de sistemas muito eficazes no combate de incêndios, de maneira a conciliar grande eficiência a um custo razoável.
O agente saponificante úmido é descarregado sobre a superfície dos equipamentos de cocção através de difusores, com finalidade de apagar o fogo e manter a atmosfera inerte por até 20 minutos. Age dissolvendo a gordura, resfriando a superfície e forma uma camada sobre os equipamentos e superfícies em chamas, abafando o fogo.
O sistema de detecção é composto por detectores térmicos reguláveis que quando atingem a temperatura pré-determinada aciona o painel automático que acionará o sistema. Também pode ser ativado através de acionamento manual tipo quebra vidro.
O agente extintor CO2 quando disparado na rede de dutos e filtro cria uma atmosfera com baixíssima quantidade de oxigênio de modo que o fogo seja extinto por abafamento.
Possui sistema de detecção composto por detectores térmicos reguláveis, para acionamento do sistema somente com a existência real de fogo normalmente temperatura de 144 graus C. Ao detectar a presença de incêndio um dos detectores imediatamente enviará comando elétrico para fechamento dos dampers corta fogo; desligamento do sistema de ventilação exaustão e ar condicionado (que deverão estar intrertravados) comando para fechamento da válvula solenóide de alimentação de gás de cozinha, sirene de alarme e comando para disparo do gás CO2.
Sistema Fixo de CO2
Consiste em um Conjunto de Cilindros de CO2 interligados a tubulações, válvulas, instrumentos e bicos difusores direcionados ao local a ser protegido.
Pode ser usado tanto para áreas Offshore, quanto Onshore, em locais onde não ocorre presença contínua de pessoas, tais como: salas de transformadores, sala de painéis, cabines de pintura, salas de compressores, equipamentos rotativos elétricos, sala de geradores, salas elétricas, salas de baterias, entre outros.
A Extinção do fogo se dá através da combinação dos seguintes fatores:
Pode ser acionado de forma automática (através do sistema de detecção) ou manual, sendo projetado de acordo com o risco existente, volume do ambiente e característica da área a ser protegida, podendo ser do tipo Inundação Total ou Aplicação Local.
Com relação a pressão, podem ser classificados em dois tipos:
O Sistema permite que diferentes áreas de risco sejam protegidas com a mesma bateria de cilindros de CO2 através das Válvulas Direcionais, que descarregam o CO2 na zona de risco selecionada.
A MI-Fire projeta e fabrica todos os componentes específicos do Sistema. Instala, comissiona e testa, conforme a necessidade do cliente, atendendo a todos os requisitos das Normas vigentes e Sociedades Classificadoras (ABS, DNV, BV, Lloyd’s, entre outras).
Sistema de Tubulação de Gás
O gás é uma energia versátil. É utilizado em residências, comércios e indústrias, mas antes de chegar a estes pontos precisa ser canalizado nas vias públicas. A Tigre atende as mais rígidas normas técnicas de segurança na fabricação de seus produtos para que a instalação do sistema de gás seja eficiente e seguro.